BOTAFOGO

Praça Jóia Valansi
Atividades: Futebol
Iluminação?Sim
Banheiro? Não
Acesso para PPNE? Não
Possui atividades dirigidas? Não

Quando comecei a redigir e catalogar os locais, me dei conta que Botafogo é um dos pouquíssimos bairros cariocas com ainda campos gratuitos para se jogar futebol, algo que outrora era bem comum. Posto aqui três 'tesouros' que ainda vivem em meio a tamanha especulação imobiliária.
Uma pracinha que passa quase despercebida por muitos. Essa é a Praça Jóia Valansi. Um dos pouquíssimos lugares na Zona Sul que ainda possui um campinho para se jogar o bom belo futebol com os amigos. Só tome cuidado para não isolar a bola e cair para a rua, pois na Rua Muniz Barreto passa muitos carros e ônibus.


Rua Lauro Muller
Atividades: Caminhadas e Futebol
Iluminação? Sim
Banheiro? Não
Acesso para PPNE? Sim
Possui atividades dirigidas? Não


No final, da Rua Lauro Muller, atrás do campus da UFRJ, podemos encontrar um campinho com grama sintética super requisitado por todos. Para jogar lá, tem que ficar atento para quando vagar ir correndo marcar seu 'território'. Senão, rapidamente vem alguém e já começa a jogar. Ainda tem um cantinho do lado do campo para fazer um churrasquinho. Mas, por favor, não deixe lixo pelo local! E bom jogo.

Parque General Leandro
Atividades: Caminhada, Basquete, Vôlei, Handebol e Futsal
Iluminação?Sim
Banheiro? Não
Acesso para PPNE? Sim
Possui atividades dirigidas?Sim


Tá aí mais um espaço para se jogar uma pelada, só que no formato de futsal. Fica ao lado da Rua Lauro Muller, atrás dos prédios. Dessa vez, é uma quadra poliesportiva que permite jogar também basquete, vôlei e handebol. Tem marcações para todas as modalidades. Ao lado um espaço de terra para se fazer uma boa caminhada e quem quiser, pode estender essa caminhada até a Urca e Aterro do Flamengo.